quinta-feira, 5 de maio de 2011



Sogbo
Dentro da nação djèdjè Sogbo vem a ser um dos grandes reis, juntamente com Azansu e Dan Gbesén.
É o grande rei dos Mahís e portador
de uma família chamada panteão Hevioso.
O panteão hevioso une voduns que possuem ligaçõ
es com os elementais e fenômenos da natureza. O principal vodun dessa família é Hevioso, o deus dos trovões e do fogo(muito similar ao òrísá Sàngò dos iorubás) cujo nome significa ave que projeta fogo. Hevioso ou Sogbo é uma divindade poderosa, muito presente no dia-a-dia dos seres humanos, analisando tudo o que ocorre e julgando-os, condenando ou absolvendo. Tem como símbolo o Àsón (chocalho de Hevioso) e o Sóòzòví (machado de uma lâmina). Tem como elemento o fogo, sendo um vodun de temperamento forte e agressivo. Sogbo detesta Akututos (ègúns) e quando está por perto os afugenta. Tem como principal Kizila o Avun (cachorro), uma vez que para os dahomeanos esse animal seria o principal emissário de Íkú ( a morte). Outros voduns também se destacam nesse panteão, possuindo culto mais abrangente e cabeças iniciadas.
Gbadé é o mais temido e arteiro, sendo jovem, brigão e morador dos vulcões, sendo um vodun muito quente; Sogboadan seria um voduns real que simboliza a junção da família Hevioso com a família Dan gbírá, unificando ambas energias (terra e fogo). Seria uma serpente alada capaz de cuspir fogo. Akorungbé é um vodun mais velho e seria o senhor das chuvas de granizo. Averekete um exímio pescador que vive nas águas dos oceanos e daí por diante, sendo cada vodun com suas características, mitos e cultos próprios.

Sogbo gosta de quiabo e amendoim; Representa o crescimento, o progresso e o comércio. Senhor de todo processo financeiro da sociedade, tendo como propriedade o preparo das pessoas para exercer suas funções e através delas serem remuneradas e garantirem sua sobrevivência. Sogbo é a vida, a saúde e o sexo, sendo um dos deuses mais belos de dahomey.
Tem como dia da semana a quarta-feira e como cor o marrom e branco. É sem dúvida um vodun muito poderoso, cuja importância no culto é indiscutível e sua presença indispensável. Aho gbo gboy Sogbo!!!


9 comentários:

  1. Boa noite! O sr, Poderia falar mais um pouco sobre o voodun Sogboadãn ? Obrigado! ;)

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Existe toda uma polêmica sobre o culto ou existência do vodun Sogboadan. Uns acreditam que é um vodun inexistente, sendo apenas um título para Sogbo, onde adan significa corajoso ou destemido, ou seja o corajoso Sogbo ou o destemido Sogbo. Outros já cultuam como um vodun a parte, com ligações intimas com Dan (Bessen), unificando a família Hevioso e a família dan gbirá. No meu asé, Sogboadan é cultuado separado de Sogbo, inclusive suas cores diferenciam. Torno a repetir, em minha casa eu cultuo dessa forma, foi assim que eu aprendi e, por mais que algumas opiniões venham a divergir, time que está ganhando não se meche. Sogboadan teria ligação com o vodun Bessen. Rege o contato do raio com a terra, unificando então os dois elementos. Algumas casas de tradição Ketu passaram a fazer esse vodun como qualidade de Sango, aderindo seu culto, porém misturaram muito, fugindo um pouco da forma correta de iniciação e fundamentação desse vodun. Espero ter ajudado, um grande abraço, Kolofé!

    ResponderExcluir
  3. Senti falta de possun e loko na familha de sogbo pq não falou sobre eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kolofé irmão George! Não citei os voduns Loko nem Kposú como pertencentes a família do vodun Sogbo pelo fato de ambos pertencerem também a família Akosi Sakpatá. Loko (íròkò dos iorubás) é representado pela grande árvore ancestral, cujas raízes estão fixas ao solo mantendo estreitas ligações com os voduns da terra, enquanto sua copa está nos ares, no alto, mantendo ligações com os voduns os djí voduns, pertencentes ao panteão do trovão. Kposú é um clã formado por guerreiros descendentes da lendária pantera, e alguns deles pertencem ao panteão Hevioso e outros ao Danbirá. Logo, não posso defini-los como pertencentes a somente uma família, quando na verdade são voduns que unem os elementos de ambas. Espero que tenha entendido, um grande abraço!

      Excluir
  4. Diz- se no Haiti que Sogbo Adã é quem leva nas costas o velho Damballah Wedo de volta aos céus quando este desce à terra.
    Ainda sobre Sogbo, há registros sobre uma cerimônia realizada nos templos jejes do passado reproduzindo uma passagem mítica que diz que Badé um dia resolveu usar o colar real de seu pai Sogbo sem que este soubesse. Mas durante suas andanças o perdeu, passando então a procurá-lo desesperadamente. A cerimônia reproduz essa busca, onde determinado fio de contas é escondido e Badé tem que descobrir aonde o mesmo encontra-se. Sua descoberta é o ápice da cerimônia, uma vez que legitima o transe.
    Tanto Sogbo, como Badé são membros integrantes da Família do Raio, a qual congrega vários outros voduns. Entre eles podemos citar: Adén, Aklongbé, Aveji-da, Djakuta, Gbwesu, Akele, Alasan, Kunte e Agbolensi. Sendo que alguns ainda incluem Kpossu, considerado como sendo a fúria de Sogbo.
    Junto a essa numerosa família agregaram-se os voduns do mar, entre eles Avrequetê, Agboê (Hu), Abé e Na Eté.

    ResponderExcluir
  5. Achei ótima explicaão sobre vódun já que é a parte dos cultos de Xangô dos Iorubás e Nzazi dos Bantos, pois, em maioria dos sites que pesquiso sobre vódun Sogbo somente encontro textos de Xangô ou de Nzazi modificados, tirando o nome do orixá ou nkissi e colocando o nome Sogbo. Um exemplo disso é que vi um site da qual não irei citar para não comprometer, e ainda por cima este site é dito da nação de Djedje-Mahí escrito:

    " Sogbo é um grande rei e foi o terceiro Alafín de Oyó. Por ele é comandado o fogo, o raio e a justiça. Sogbo se envolveu com Obá, com Djó e Azirí tendo seu amalá completamente modificado com a orelha de Obá nele, esta teria sido enganada por Azirí e Obá fora expulsa de Oyó ".

    Este é só um exemplo do qe encontro por aí, pois em muitos os textos são só modificado de orixá ou nkissi para o vódun em prol na qual é associado no culto Ewe-Fon. Pois bem, ótimo texto, achei que imcorpora bem o que é o vódun e tira com certezas várias dúvidas de quem ele é. Muito asé e que babá mí Oxóssi lhe de muito axé!!

    ResponderExcluir
  6. Motumba
    Sou filha do vodun sogboadan e e muito satisfatirio houvi falar de meu pai
    E desse seito q o cutuo. Como a serpente de fogo ,ase

    ResponderExcluir
  7. Qual diferença de sogbo para sogboadan que cita acima? Cores por exemplo

    ResponderExcluir
  8. Não existe soboadan como vodum específico. MARMOTA simples. Sogbô sim vodum. Não tem cantiga para soboadã e sim sogbô. Me cante pelo três cantigas específicas de soboadã

    ResponderExcluir