quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sòhòkwè e seus mitos


Sòhòkwè 
(lê-se Sorroqüê) é um vòdun filho de Máwú e Lissá, que tem como principal elemento o fogo. Muitas são as dúvidas relacionadas a esse vòdun. Devido a mistura de cultos, já explicada em outros tópicos, Sòhòkwè passou a ser aglutinado na cultura yorubana, passando a ser confundido com um dos caminhos de Ògún. Segundo o mito yorubá, Ògún Sòhòkwè, que passou a se chamar Sòròkè(lê-se Xoroquê) é o Ògún que desceu as montanhas, sendo o senhor das trilhas e do fogo líquido onde, Xòrò deriva do termo yorubá Sòròrò ou Xòròrò que significa descer ou escorrer e, òkè significa montanha). Segundo os mais velhos é um Ògún muito arredio, sendo muito coligado ao seu irmão Èsú e tendo todas oferendas e fundamentações com o mesmo. Dizem ainda que essa "qualidade" de Ògún tem muito fundamento com ègún, sendo ele responsável por todos aqueles que desencarnam em acidentes na estrada ou linha férrea. Em outras casas, Sòròkè deixou de ser uma qualidade de Ògún e passou a ser um Èsú , com as mesmas características do Ògún Sòròkè porém, sendo fundamentado como qualidade de Èsú e passando a ser cultuado como o mesmo.
Afinal, Sòròkè é uma qualidade de Ògún ou de Èsú?
Sòhòkwè não é nem Èsú nem Ògún e, sim um vòdún independente, com culto próprio e de características próprias que acabou por ser fundido a cultura desses dois òrísás por ter coisas em comum. Isso ocorreu também com outros vòdúns(tais como Sògbòádàn, Àgbòtò, Ázànsú, etc) que, por falta de estudo e de fundamentação, passaram a fazer parte do culto de outros deuses, deixando de ser uma divindade de culto próprio e assimilando a cultura da divindade á que foi adjunta. Sòhòkwè é o guardião das casas de djèjè, onde Sòhò(lê-se sorrô) significa guardião e kwè(lê-se Qüê) significa casa. Seu assentamento é fixado ao chão, cravado na terra, ao lado do assentamento do vòdún Légbà e do vòdún Tògún ou Gú. Sòhòkwè não é iniciado na cabeça de nenhum adepto pois o mesmo não incorpora, ou seja, não se manifesta através de transe. É iniciado apenas na cabeça de Ògàns e Èkédjís e, possui a função de manter a ordem dentro das casas de djèjè, punindo e cobrando quem as derrespeita. Sòhòkwè é o caminho formado pela lava após ser expelida do vulcão, possuindo muito fundamento com Gbádé, Sògbò e outros vòdúns que moram nos vulcões. Sua cor é o Azul escuro e o vermelho, seu dia da semana a segunda-feira e sua saudação Áhò gbò gbòy Sòhòkwè!!!
Quando aparece um filho "rodante" com arquétipo de Sòhòkwè faz-se Ògún Mèjì ou Èsú Ínà uma vez que, Ògún Sòhòkwè ou Èsú Sòhòkwè não existe sendo apenas uma confusão feita ao longo dos anos.

2 comentários:

  1. Ótima definição deste vódun. O fato de se existir um Ogun Xoroke e Exú Xoroke ´´e a confusão que fazem á epítetos que às vezes os orixás recebem por um feito na vida, ou por uma qualidade existente, como é o fato de Xoroque. Existe um orín à Exú que se diz " Esú Sòrókè, à jí gbàlé akáráró ". Este orín retrata orixá sendo aquele que mais fala, ou seja, Exú o que fala mais alto ( Sòró - Falar, Okè - Alto, maior ), porém qualquer orixá pode ser considerado Xorokê devido significar " Aquele que fala mais alto ". Devido à isso, confundiram este epíteto de Exú com o vódun Sohokwê, que é o protetor das casas de Jeje. Talvez pelo fato da pronuncia serem praticamentes iguais, ou pelo fato de Exú proteger as casas de Ketú e Sohokwe proteger as casas de Jeje. Quando se teve o conhecimento deste vódun em Ketú, tiveram que associa-lo à algum orixá como fizeram com Sogboadan que fora associado como um "caminho" de Xango. Então para também cultua-lo resolveram coloca-lo nos cultos de Exú pelo fato de ser o guardião e também ser ligado ao fogo, já a parte que o define como uma "qualidade" de Ogún seria talvez pelo fato de ambos serem guerreiros. Parabéns pelo post, ótima explicação de vódun Sohokwê. Asé!!

    ResponderExcluir
  2. muito interessante o topico mas todas as historias a muitas controversas entre soroque e caboclo xoroque mas nao tem nada de uma historia afirmativa somente sobre este vodun

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.