terça-feira, 8 de setembro de 2009


Tògún
é o vòdún do ferro e de todos minerais. Muito parecido com o òrísá Ògún dos yorubás, Tògún está coligado a guerra e ao cotidiano do ser humano, sendo um vòdún muito arredio e quente. Quando manifestado aparece de forma impaciente, anda de um lado para o outro e, se ver algo fora do lugar,reclama e chama a atenção. É responsável pela organização dos kwè's, supervisionando-os e protegendo-os. É o senhor das batalhas, sempre estando disposto a proteger sua aldeia, saindo vitorioso de todas as guerras.
 Tem como aliado Légbà, companheiro de guerra e auxiliar na proteção dos Kwè's e húmpàymè's. Tògún pertence a uma classe de vòdúns guerreiros, sendo o mesmo o mais conhecido e o mais arredio. Seu temperamento é forte e, costuma cobrar muito de seus filhos em questão a suas obrigações. Seu assentamento fica nos portões das casas de djèjè, juntamente à Sòhòkwè e Légbà. Seu principal Átínsá é o dendezeiro, onde são ofertados seus sacrifícios e suas oferendas. Vem sempre adornado de muitos metais, e usa duas adagas em suas mãos. Representa o avanço da civilização e a descoberta de novos conhecimentos, sendo o senhor do mundo intelectual e do raciocínio. Protege todos que buscam sempre novidades, sendo ele o grande responsável pelas descobertas. É um vòdún agressivo, de caráter hostil porém, sempre está ao lado da verdade, sendo muito amigo e fiel daqueles que procuram andar pelo caminho certo, sendo honestos e, lutando em sua batalha cotidiana pela sobrevivência. Sua cor é o azul mas, em muitas casas de djèjè usa-se o verde como cor do vòdùn Tògùn. Seu dia a segunda ou terça-feira, seu mero o 3(três), seu elemento o fogo e a terra e sua saudação é Áhò gbò gbòy vòdún Tògún.

2 comentários:

  1. Colofé Mèjító Rômulo tý Dàn, sou Tião D'Ogun e gostei muito do que foi postado por África, o berço do mundo, parabéns, é disso que o nosso povo precisa de coisas que venham despertar a busca pelo conhecimento, aséo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kolofé Oloorun Kolofé Tião! Obrigado pelo carinho e pelo apoio, que todos os voduns lhe iluminem sempre! Asé gbí òmàn!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.