No calendário Yorubá tradicional, são 4 dias da semana e cada um com um culto distinto para os Irunmolés.
-O primeiro dia é o òjò Òsè, dedicado à Òşáàlá e todos os Òríşás fúnfún. Agrada-se também Şápònà (Xapanan), Ègún e Íyámí;
-O segundo dia é o òjò áwò, dia de culto à Ífá, dedicado à Òrúnmíllá, Èşú e Òşún;
-O terceiro dia é o òjò Ògún, dia dedicado a cultuar o senhor do ferro Ògún e fazer seu òsé.
-O quarto dia é o òjò Jákútá, dia dedicado ao senhor do trovão Şángò e toda sua família.
Com a influência da igreja católica, houve a introdução dos 7 dias da semana também no culto Yorubá. Aqui no Brasil nós cultuamos da seguinte forma:
-Òjò Áíykú (Domingo)- Dia de cultuar Íbèjí e Ègbé òrún;
-Òjò Ájè (segunda-feira)- Dia de cultuar os ancestrais (Ègún, Íyámí, Aiyzan), Èşú e Azansú (Òmóòlú);
-Òjò Íşègún (terça-feira)- Dia de cultuar Ògún e Bessén;
-Òjò Òjòrú (quarta-feira)- Dia de cultuar Sogbo, Şángò, Áíyrá, Òíyá e Óbà;
-Òjò Òjòbò (Quinta-feira)- Dia de cultuar Òdé, Agué, Lògún-Èdé e Òsàníyn;
-Òjò Ètí (Sexta-feira)- Dia de cultuar Òşáàlá, Mawú e Lisá;
-Òjò Ábámètá (Sábado)- dia de cultuar Nànàn, Òşún, Íyèmònjá e Íyèwá;
Lembrando que esse calendário muda conforme território, ensinamento ou nação do candomblé. Foi criado com o intuito de melhor dividir os afazeres, sacrifícios e òsés para essas divindades. Aqui no Brasil é popular todo iniciado ou adepto da religião às sextas usar o branco, símbolo da paz e do grande Òríşá fúnfún.
*Texto Mejitó Rômulo Dangballataví*
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